Ninguém nasce sabendo ou dominando coisa alguma. No entanto, o homem detém a inteligência, de forma que, em maioria, somos seres aptos ao aprendizado, quando devidamente estimulados. O estímulo é o principal meio de desenvolver o interesse por determinadas competências. No caso da competência cultural, isso ainda é muito mais complexo. Despertar o gosto, a atenção e principalmente a percepção ao conteúdo dos elementos artísticos, não é algo do qual espontaneamente poderá se obter retorno, mas é algo que está acessível aos diferentes públicos e que deve ser sistematizado da forma correta.
Quando Pierre Bourdieu, sociólogo francês, reflete sobre a produção do gosto cultural em seus estudos e nos propõe que esse gosto e as práticas de cultura de cada indivíduo são resultados de um “feixe de condições específicas e individuais de socialização” (MARIA DA GRAÇA JACINTHO SETTON, Dossiê Pierre Bourdieu - revista Cult, pág. 48, set/2008), ele provavelmente acreditava no estímulo à um aprendizado dirigido e específico, sem padrões comuns, para a formação cultural das próximas gerações.
Dentro dessa ideia, pressupõe-se que é baseando-se nas trajetórias sociais vividas por cada grupo ou segmento, que torna-se possível desenvolver os meios mais adequados de estímulo à apreciação cultural, uma vez que as vivências culturais são diferentes. É um processo educativo advindo do seio familiar e escolar, distinto para cada grupo, que vai produzir seu gosto cultural, e não capacidades inatas.
Assim sendo, a arte está, sim, ao alcance de todos, mas é preciso ter coerência e sabedoria ao expor os espectadores à obra, pois aí será necessário uma certa intimidade adquirir, para que não haja desinteresse por parte do interlocutor.
A linguagem artística é, como a escrita ou a fala, uma forma de comunicação humana na qual o artista e o público interagem de igual pra igual, um propondo e outro reagindo. Através da sensibilidade e da capacidade de assimilação de um objeto artístico, que poderá ser desenvolvida por meios educativos, de acesso e de estímulo, é que poderá se desenvolver o interesse no aprimoramento da competência cultural. Se o sujeito possui apenas um atributo de análise, provavelmente será superficial e ficará no “gosto” ou “não gosto”, na presença de um objeto artístico, ao passo que, tendo mais conhecimento de causa, sua apreciação passará a ter mais conteúdo.
Por outro lado, se a apreciação artística é algo subjetivo, logicamente é preciso analisar individualmente o interlocutor, para não correr o risco de massificar a cultura de forma irresponsável, a ponto de superestimular uns e desestimular outros. Exemplificando, obrigar alunos de uma escola do bairro mais pobre de uma capital a ouvir atentamente um concerto de música erudita, sem antes familiarizá-los, de alguma forma, com esse estilo musical, seria um grande equívoco. Obviamente eles só tiveram acesso à música popular, pela vivência familiar e escolar. Então, uma forma de estimulá-los à esse conhecimento seria instituir aulas de música, a formação de uma orquestra, familiarizando-os com os instrumentos musicais utilizados na música erudita, e quem sabe até misturando os elementos populares aos quais eles já estão habituados, seja no repertório ou instrumentos, além de oferecer o contexto histórico como cooperador para esse aprendizado. Certamente, num breve espaço de tempo, não só eles estarão apreciando sensivelmente um concerto clássico, mas até seus familiares.
Orquestra de crianças da ONG Ação Comunitária/SP
Sob essas perspectivas, é importante despertar o interesse pela arte e o desenvolvimento da competência cultural dos indivíduos de cada segmento social em si, mas é crucial verificar os meios corretos para isso, visando a continuidade desse interesse, a construção do gosto e, principalmente, o entendimento do conteúdo que os bens culturais detém.