terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Tempos Bons na Música do Sul

Essa é a melhor fase da música gaúcha, dito por especialistas no assunto, mas eu concordo: tenho aqui uma dúzia de cds maravilhosos lançados todos em 2008 e 2009.

Só alguns nomes: Marisa Rotenberg, Thiago Corrêa, Kako Xavier, Som de Sala, Cidade Baixa (Fausto & Caetano), Tonho Crocco, Izmália, Claus e Vanessa, CD coletânea da Rádio Buzina do Gasômetro, Mário Falcão, Gelson Oliveira, Realidade Paralela(poderiam ser os nossos "tchebalistas"), Bebeto Alves, Juliano Barreto (aquele do Canto Prometido) todos com discos lindos...e ainda tem as promessas como a Luiza Caspary.
A criação da Rádio Buzina do Gasômetro é uma conquista imensa, com seu dito "Só cresce quem se conhece".
Isso que nem falei do Delicatessen Jazz+Bossa (premio nacional de música em 2009), o reconhecimento do trabalho autoral do Antônio Villeroy, olha quanta coisa boa...O Borghettinho, o Yamandú Costa, o Quartchêto com um instrumental de primeira qualidade.
Vixi, esqueci, tem o meu cd também...
Também não falei ainda da Casa da Sogra (show esse samba-rock) e a Andréa Cavalheiro q tá gravando seu EP, ainda tem a Renata Adegas (MPB), Adriana Deffenti e uma banda mto legal, a NIKITA, que está lançando tudo de forma virtual e muito original, com o Jader Cardoso na voz e produção do Léo Henkin.
Outra maravilha é o Sarau dos Cantos do Mundo, um lance muito legal que envolve os artista e o público, com canções de diversos lugares do mundo.

Não vou citar coisas que eu não curto, acho que tem muita porcaria rolando em todo o Brasil, mas não dá pra dizer que tá uma merda a música do Rio Grande do Sul.

Temos representantes no Brasil em muitos segmentos musicais: a banda Fresno é um exemplo disso, Chimarruts, Papas da Lingua, Armandinho, Pata de Elefante são outros ótimos exemplos. A Lica Tito, cantando hip hop de norte à sul com sotaque daqui.

Funkalister, Miscelânea K, os Melomaníacos...outras boas promessas, novidades feitas por gente experiente...Falando em coisas legais, o que é esse negócio do Império da Lã? Que coisa legal, a galera se juntando pra fazer música boa. Olha só quem tá nesse fim de semana :o imperador Carlinhos Carneiro (da Bidê ou Balde) receberá Julio Porto (da Ultramen), Nando Endres (da Comunidade Nin-Jitsu), Pedro Porto (Ultramen), Guri Assis Brasil e Guilherme Almeida (da Pública), Chico Bretanha (da Proveitosa Prática), Jojô Lala (da Volantes), Rodrigo Siervo (da Funkalister), Petraquinho na bateria.

Não, não estou me referindo à quantidade...eu sei que tem muita coisa legal rolando, não dá pra negar, nem virar as costas pra isso tudo!

Os especialistas que me refiro, são músicos, produtores, inclusive de fora do Brasil, gente com quem eu converso, gente que vive aqui e que se interessa de verdade pelo que rola aqui e ajuda a construir essa identidade cultural, fomentam a produção local.

Na Feira da Música do Sul houve debates justamente sobre esse assunto, na Festa Nacional da Música em Canela também.

No lançamento do cd da rádio Buzina, o diretor da Abramus Airton dos Anjos (o Patinete - apelidado assim pela Elis Regina, foi o primeiro produtor dela) falou que ao assistir o lançamento do cd do Gelson no Teatro de Câmara, ficou inquieto em produzir um cd coletânea do que tá rolando atualmente na música do sul.
O resultado dessa inquietude foi esse cd da Buzina, quem ainda não ouviu, procure e ouça!

Resumindo, creio que as pessoas devam procurar se conhecer, bem como diz o lema da Buzina do Gasômetro. E quem não sabe o que tem sido produzido aqui, com competência e qualidade, procure descobrir. Vai ser surpreendente!
Conheça-se, cresca e apareça!

Nenhum comentário: