terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Minha participação no Fórum Social Mundial

A primeira realização do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, inicialmente foi algo que me deixou mais cética do que esperançosa, mas também foi algo que me despertou uma grande inquietude, principalmente porque eu já havia tido um envolvimento com militância estudantil e, sendo aluna uma vida inteira de escola pública, filha de professor estadual em nosso estado, realmente não havia como ficar alheia às questões políticas e sociais do nosso estado e país.

Eu já era profissional da música na época do primeiro fórum em Porto Alegre, e lembro com entusiasmo a grande transformação que nossa capital teve após esse acontecimento. A impressão que tive era de que estávamos em uma verdadeira capital do mundo, coisa que até então só se tinha como considerável no Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro, e talvez de forma minoritária, Salvador e Brasília.
Porto Alegre deixava de ser uma cidadezinha provinciana e passava a ser conhecida no mundo como cidade do Fórum Social Mundial. Lembro que se comentava a presença de líderes mundiais de grande peso, e isso criava uma agitação muito expressiva em todas as rodas. Só se falava nisso.

Eu tocava, na época, no Chalé da Praça XV, bem no centro da cidade, então no happy hour, pessoas de diversas nacionalidades iam praquele lugar tomar suas caipirinhas e ouvir um pouco da música brasileira. Vi que o interesse delas pela música era bastante grande, muito entusiasmado.

A parte cultural é que me despertou maior interesse obviamente, foi legal ter recebido aqui artistas de toda a América Latina, artistas que ainda não eram conhecidos, outros bastante conhecidos, parece que depois dos fóruns, Porto Alegre passou a ser roteiro certo de grandes shows, coisa que antes era muito mais raro.
Depois de todos esses fóruns em Porto Alegre, comecei realmente a perceber mudanças significativas, mais na mentalidade das pessoas de nossa capital. E fiquei muito triste quando ele deixou de ser realizado por aqui.

Em 2006, quando estive na França, participei de uma manifestação estudantil, apoiada por lideranças políticas esquerdistas daquele país. O motivo era a mudança na lei do primeiro emprego, o que afetava diretamente os estudantes universitários. Me chamou a atenção o fato de que algumas pessoas com as quais eu conversei, conheciam Porto Alegre, conheciam e admiravam o ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra, que também estava por lá.
Provavelmente o Fórum foi o que deu essa visibilidade pra ambos.

"A MINHA VEZ" NO FSM 2010
A expectativa com relação à minha participação no Fórum 2010 é muito positiva. Acho que nunca participei de algo tão importante e me sinto muito privilegiada e prestigiada por estar tendo essa oportunidade.
A troca de experiência com outros grupos, tanto os de outros estados brasileiros quanto os de fora do Brasil, é o que mais me excita. Sei também que o Fórum Social Mundial é uma vitrine importantíssima, que o mundo todo estará ligado, de alguma forma, em torno do que estiver acontecendo por aqui, então, pretendo aproveitar muitíssimo essa oportunidade e mostrar minha música pra esse mundo que ainda não me conhece.

Sobre o FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO LEOPOLDO
Sobre o poder público municipal de São Leopoldo, só tenho a parabenizar pelas conquistas e pela transformação que a cidade obteve desde a primeira gestão do governo atual. A criação da Secretaria de Cultura foi um ponto positivíssimo, claro que houveram muitos erros, mas creio que hoje estamos caminhando pra grandes conquistas. A reforma do auditório da biblioteca, agora transformada em um Centro Cultural capaz de abrigar exposições, espetáculos de todos os níveis, a criação do Fundo Municipal de Cultura e a realização das discussões culturais do Fórum Social, são as principais delas.

Daqui pra frente, creio que cada vez mais artistas terão como subsidiar seus trabalhos nas diversas formas de arte e principalmente na música. Assim nossa cidade passará a ser um celeiro artístico ainda maior, podendo obter visibilidade nacional através da divulgação dessas produções leopoldenses, e propriamente através do Fórum Social Mundial 2010, quem sabe até exportando esses valores culturais pra outros lugares, e mostrando que é possível dar passos à frente quando se tem vontade política e boa matéria prima.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.