terça-feira, 16 de junho de 2009

Visita ao Espírito Santo

Semana passada estivemos conhecendo Vitória, Guarapari e Pancas no Espírito Santo.
Nossa, que surpresas boas essa terra abençoada me proporcionou.

Vitória é uma linda capital, com tudo que uma capital tem, mas com um jeitinho pitoresco de cidade de interior que eu vou te contar!
Ficamos na praia de Camburi, lugar lindo!
Em frente ao hotel, a orla se desenhava em meio às construções imensas e luxuosas, um lindo calçadão pra caminhadas, skate, patinação e ciclovia, áreas de lazer e esportes coletivos.
Nossa, um luxo. Às onze da noite tinha criança jogando bola na areia, casais namorando, ciclistas exercitando-se, muito legal mesmo.

O povo, um tanto desconfiado. Meio quieto, cabisbaixo.
Nada de grande alegrias, como na Bahia por exemplo. Passeamos por vários lugares, fomos à restaurantes legais, como o P. Alto, onde comemos uma moqueca "escondidinha" de camarão" maravilhosa, servida na panela de barro capixaba. Não fizemos nenhuma amizade em Vitória. Bem que tentamos, mas o pessoal pareceu muito fechado.

Em Guarapari foi uma visita bem turística, muitas fotos, paisagens lindíssimas, gastronomia.
Passeamos pela praia e almoçamos num kioske à beira mar. Comemos o acarajé capixaba que tava uma delícia, embora eu prefira o baiano.
O capixaba não leva camarão seco e é feito no azeite comum, já o baiano tem camarão seco e é feito no azeite de dendê e tem algo que não encontrei lá por aquelas bandas: a alegria no servir, que só as baianas tem.
VEJA AS FOTOS DESSA PARTE DA VIAGEM:

Buenas,
Nossa melhor surpresa foi a cidade de Pancas.
Pancas não possui infraestrutura nenhuma, não tem restaurantes, não tem casa de cultura, não tem mar, não tem shopping.
Mas tem as mais lindas montanhas do Brasil. A cidade é cercada de pedra por todos os lados, é uma ilha num mar de granito.
É um pão de açúcar a cada quilômetro quadrado.
E o povo. O povo simplesmente nos conquistou em todos os sentidos.
Fizemos vários amigos de cara, não foi difícil, foi muito gostoso.
Na pousada Ninho da Águia, das queridas Nádia e Regiana, tivemos todo o carinho e conforto como se estivéssemos na casa dos nossos pais.
A pousada é lindinha, pequena, muito aconchegante, fica no pé de uma das montanhas de Pancas.
Fomos tão bem recebidos que resolvemos ficar mais um dia.
Na prefeitura fomos recebidos pela senhora Luce Carmem, um doce de pessoa. Ela é da secretaria de Educação do pequeno município.
Ficamos batendo papo até a chegada do Elson, que é subsecretário de Turismo e Cultura.
O Elson nos falou sobre a cidade, as atividades que estão começando a desenvolver nas áreas de turismo, esportes e cultura, colocou um acrro à nossa disposição pra conhecermos a Pedra da Colina, a Pedra do Camelo e a Pedra da Agulha. Fomos acompanhados pelo Aloísio, um cara muito simpático que trabalha na secretaria da saúde.
A cada quilômetro rodado a gente se maravilhava mais com a beleza do lugar.
Tiramos várias fotos, conversamos com moradores locais, que nos contavam histórias sobre a vida do lugar.
Conhecemos a lanchonete Mais Sabor, da querida Itelvina e do pequeno Dimitri.
Foi ali que fizemos todas as nossas refeições, com exceção dos cafés da manhã que tomávamos na pousada.
Tomamos muito suco de goiaba, de cajú e de uma tal de araçaúna que é uma delícia. Quem for pra lá não deixe de experimentar. Tudo pra espantar o calor que era sufocante.
Fizemos uma trilha até o Mirante de Pancas, de onde pudemos ver toda a cidade de um ângulo bem interessante.
O que incomodou foi que peguei um resfriado - reação da vacina da febre amarela - e acabou me atacando a bronquite, aí não pude fazer mais muitas coisas, as caminhadas ficaram muito doloridas pro meu pulmãozinho.

Viemos embora loucos pra ficar, mas por enquanto nossa vida ainda nos segura em lugares mais movimentados.
VEJAM AS FOTOS DESSA PARTE DA VIAGEM:
Vale a pena conhecer esse pedacinho de terra brasileira!